quinta-feira, 17 de junho de 2010

Descasos: Funcionários x Alunos














É normal todos n
ós passarmos pelos corredores do ICHL, onde fica a FES, e encontrármos pelo chão algumas garrafas vazias e copos de plástico, embalagem de balas e biscoitos, papéis, e vários outros tipos de lixo. Vendo todo esse lixo espalhado pela mata nos deixa uma questão: o descaso é de quem, dos funcionários que fazem a limpeza da Universidade ou dos alunos que lá estudam?

Esses estudantes que jogam lixo não só pela FES, como pela UFAM toda, com certeza foi educado a NÃO fazer isso, pois, peço que sigam meu pensamento: esse aluno chega na sua casa, come um chocolate, por exemplo, e aonde ele joga a embalagem? Com certeza não é no chão de sua casa. E é assim que esse aluno deve pensar, afinal de contas, muitos deles passam praticamente o dia inteiro na Universidade, e a UFAM é vista praticamente como uma segunda casa.

Muitos animais vivem por ali pelos arredores dos blocos de sala de aula, e muitos deles se alimentam por perto. Com esse lixo todo jogado pelo habitat natural dele, uma hora ele vai pensar que uma embalagem de bala, um chiclete ou um copo plástico é alimento, e vai comê-los. Isso vai acarretar a morte deste animal.

Mas alguém pode pensar: "É verdade. Os alunos são culpados de poluir e degradar toda a vegetação porque jogam lixo demais e os funcionários responsáveis pela limpeza da Instituição não dá conta." E eu digo com toda certeza, é aí que você se engana.

Quem estuda nas últimas salas dos blocos todos os dias depara-se com uma pilha de mesas e cadeiras quebradas jogadas pela mata da UFAM, e logicamente, isso não foi feito por alunos, e sim por funcionários da Universidade.










Outro descaso com o qual nos deparamos foi a seguinte: quando as salas são desocupadas, os aparelhos condicionadores de ar ficam ligados e as lâmpadas acesas. E, certas vezes, por um longo período de tempo. Os alunos saem das salas e não os desligam, por, talvez, pensar que é a obrigação do funcionário. Por outro lado, os funcionários não o fazem, ou esquecem, ou não conferem de sala em sala.

Um comentário:

  1. Curioso é que na maioria das vezes a culpa cai em cima dos alunos, o que de fato não é mentira, pois na UFAM, o que mais se encontra é alunos que não receberam educação ambiental adequada, tanto em casa quanto nas escolas de onde vieram, mas não se deve excluir a possibilidade de culpa dos próprios funcionários da instituição, pois se fosse feito uma adequada coleta de materiais não mais utilizáveis, não encontraríamos mesas, cadeiras e blocos de papel jogados em locais estratégicos que deveriam ser conservados...

    ResponderExcluir